Serviços Imobiliários

Aplicações de Estruturas Metálicas na Construção Civil

Na construção civil existem diversas aplicações que são consideradas como inovações, pois trazem para o mercado diversos benefícios, principalmente usando a tecnologia. Então, as estruturas metálicas são um exemplo dessas inovações.

A evolução dos diversos mercados trouxe mudanças que revolucionaram o período em que surgiram. Muitas destas inovações, atualmente, são consideradas práticas comuns, como um kit led para piscina, por exemplo, mas ainda assim, são consideradas inovações.

Quando olhamos para a construção civil, é possível perceber que esse surgimento das novidades é constante e está sempre baseando as novas criações nas necessidades do setor, pensando desde o planejamento de obras até o momento da execução dos projetos.

Aumentar segurança, reduzir custos ou incentivar produtividade são alguns pontos que fazem uma nova prática ser adaptada a um processo existente e consolidado. Esse conceito pode ser visto no uso de tubo de aço carbono e das estruturas metálicas.

Estas estruturas estão presentes em basicamente todos os canteiros de obra do país, conheça então o peso dessas aplicações para o setor e quais vantagens ela pode trazer para os processos de execução.

O que são estruturas metálicas?

Em um projeto de construção, o primeiro passo para desenvolver no projeto é a toda a parte estrutural, pensando em qual será o material ou o nível de segurança que ele precisa ter para, literalmente, sustentar o restante dos materiais. 

Um projeto de prédios residenciais, por exemplo, precisa contar com estruturas fixadas ao solo, com a estrutura conhecida como sapato, necessita também da aplicação correta dos blocos, de madeiras para moldes e demais usos, além da presença de vigas de metal.

Essas estruturas metálicas são, em resumo, fortificações feitas de aço galvanizado que vão servir como esse suporte, formando colunas, sustentações e vigas. 

O uso do aço não é totalmente recente. Afinal, elas vêm sendo usadas desde o  século XVIII. Contudo, a resistência dessas estruturas mudam e evoluem ao longo dos séculos, atualmente existem monumentos feitos apenas com estruturas metálicas. 

Com tamanha importância e flexibilidade no uso, é possível transformar estas estruturas e ter: Estrutura metálica barracão, shoppings, pontes, casas e até grande pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e Torre Eiffel em Paris, ou também em:

  • Mezaninos;
  • Residências;
  • Edifícios;
  • Galpões;
  • Coberturas;
  • Passarelas.

A flexibilidade desse tipo de estrutura é indiscutível, afinal sua aplicabilidade é quase infinita.

Importância da estrutura Metálica

É impossível iniciar um projeto sem garantir que a estrutura seja algo firme e de extrema qualidade. O planejamento dessas estruturas deve ser feito de forma dedicada e pensando à frente.

Uma loja de móveis planejados, por exemplo, quando aceita um projeto de um apartamento ela considera tanto os tamanhos atuais quanto as aplicabilidades do móvel no espaço, fazendo com que não haja acidentes com má colocação das peças.

Esse planejamento irá nortear o quanto a estrutura deve ser durável e resistente. A durabilidade, inclusive, é um dos principais motivos que tornam a aplicação delas tão importantes.

Com a alta concentração de carbono nestas estruturas metálicas, tornam-se ainda mais resistentes, dando maior qualidade à estrutura. Portanto, os reparos que ocorrerem serão, em sua maioria, nas partes externas, como no revestimento para fachada externa.

A manutenção de danos estruturais serão sempre mais caros ou difíceis de serem consertados, podendo apresentar sérios riscos à estrutura. Por isso o investimento em estruturas de sustentação, principalmente as metálicas, é tão importante.

Vantagens das estruturas metálicas

Para entender o tamanho das vantagens desse método é preciso realizar um comparativo com outra opção, como estruturas de concreto armado, por exemplo.

Essas comparações são úteis quando um morador pensa na instalação de piso vinílico ou piso de madeira, considerando os prós e os contras de cada obra, é possível decidir qual opção é mais vantajosa.

Conheça então as principais vantagens que cercam a escolha das estruturas metálicas, para em seguida analisar a aplicabilidade dela nos projetos desejados.

Aumento da resistência

Este é o benefício mais comum de ser observado nessas estruturas. Existem diversos outros fatores que podem entregar à construção o fator de resistência, principalmente dependendo da complexidade da obra.

Em pequenas reformas, mantas de materiais resistentes podem ser base para a aplicação do concreto, ou até mesmo a aplicação de fibras de carbono e epoxi, funcionando como uma bandagem na estrutura.

Essa resistência se estende do projeto como um todo, como também para a parte metálica em si. Assim como uma escada metálica viga central, as estruturas metálicas também são extremamente resistentes à corrosão causada por quaisquer fatores.

Agilidade dos processos

Dentro do mercado da construção civil, o tempo realmente é dinheiro. Qualquer tipo de atraso pode gerar um aumento nos custos que não estava nos planos iniciais dos responsáveis pelo projeto. 

Para garantir o cumprimento dos cronogramas desenhados no início, é preciso apostar em saídas pré-fabricadas, justamente como são as estruturas metálicas utilizadas neste mercado.

Essa é uma prática que segue a tendência que quanto mais opções forem fabricadas fora do canteiro de obras, maior será a economia e redução dos processos realizados pelos profissionais que já estão dedicados em completar o projeto.

Promoção da sustentabilidade

O Desenvolvimento Sustentável é uma prática que tem ganhado cada vez mais espaço dentro de diversos setores da sociedade, o que é exatamente o que precisa ser fomentado. Afinal, cuidar do meio ambiente é um dever de todos os cidadãos. 

A inclusão de estruturas metálicas auxilia o mercado a promover estas ações, pois quando são colocadas essas técnicas como opção viável é possível reduzir a quantidade de concreto utilizado. 

O concreto é justamente um dos maiores poluentes do país, e com a quantidade necessária para montar as grandes cidades, é preciso encontrar alternativas para beneficiar o projeto em questão e a estrutura metálica é uma destas opções.

Barateamento da produção

A tendência citada acima que contempla o uso de materiais pré-fabricados funciona também para propiciar o barateamento dos processos da construção. Outras opções podem auxiliar nesse processo também.

Escolher bem o fornecedor, que nesse caso será também o fabricante das estruturas que será importante para garantir a qualidade do material e do funcionamento final do produto. 

Com isso, a escolha também é importante para evitar erros futuros e não gerar surpresas no percurso.

Poder competitivo

Existem inúmeras empresas e empreendimentos no mercado que possuem diferenciais em seu escopo dos mais diversos possíveis, o que podem envolver a automação dos serviços ou de funcionalidades do prédio ou até oferecer colaborações com outras empresas. 

A grande questão é que estes diferenciais proporcionam uma vantagem na competição com seus concorrentes diretos, justamente o que ocorre com as edificações que baseiam sua estrutura na utilização destas estruturas metálicas.

Caso seja a situação de uma construtora, que oferece justamente o serviço de edificações, será um forte diferencial possuir profissionais especializados no manuseio e instalação dessas peças.

Já se a situação envolve um fabricante de peças pré-moldadas, caso ele disponha da fabricação ou montagem de estruturas metálicas, principalmente se realizarem consultorias ou auxílio no momento de personalizar, os benefícios competitivos aumentam.

O mesmo pode ocorrer em uma edificação que está vendendo apartamentos para moradia, por exemplo. Nesses casos, um possível comprador leva muito em consideração a atenção que foi dada para a estruturação do edifício, pois é isso que garantirá a segurança de todos.

Auxilia na limpeza do espaço

Um canteiro de obras é um espaço naturalmente poluído visualmente, devido a grande demanda de atividades realizadas naquele espaço. Por isso existem diversas ações voltadas para o controle dessa questão. 

A gestão de resíduos é um exemplo dessas atividades, ela pode garantir além da destinação correta, indicar, por exemplo, o que realmente é resíduo ou que pode ser recuperado para outras funções. 

Porém, acima de tudo, a utilização de materiais facilitadores aumenta o peso dessa questão. As estruturas metálicas podem fazer parte destes produtos. 

A sua aplicação não demanda grandes quantidades de materiais, principalmente se forem fabricadas fora do canteiro.

Maior segurança

Em edificações e demais construções garantir segurança às pessoas envolvidas, desde a construção até a habitação dos espaços, é essencial, pois pode estar preservando até mesmo vidas.

As estruturas de metais conseguem garantir essa segurança, pois oferecem um conjunto de todas as vantagens citadas aqui, devido a sua resistência, qualidade e poder estrutural.

Tendo os cuidados necessários com essas estruturas, elas poderão durar por um tempo além do esperado, evitando acidentes estruturais, que podem ser rachaduras, trincas nas paredes, cedimento do solo ou até um desabamento. 

A importância das estruturas das edificações vai além de uma questão de mercado, mas na verdade é uma valorização do esforço feito por profissionais até o cuidado com o consumidor final.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dois =