Dicas

Primeira Casa: Confira 10 dicas para a Compra

Apostar na compra de sua primeira casa própria é algo marcante na vida de qualquer pessoa que sempre sonhou com esse momento na vida, e até mesmo para aquelas que acreditavam que nunca iriam conseguir algo assim na vida. 

Nos últimos tempos, muito se fala sobre o que é melhor para cada tipo de pessoa, existem aqueles que acreditam que o melhor é comprar e aqueles que preferem alugar e investir o restante do dinheiro para ter mais lucro no futuro. 

Entretanto, por mais que o aluguel pareça ser algo mais acessível em um primeiro momento, ainda se trata de algo inconstante, principalmente para pessoas de baixa renda e que não possuem liberdade geográfica e financeira para morar onde quiserem.

É claro que muitas pessoas sonham com a casa própria, mas também existem diversas outras conquistas que milhares de brasileiros sonham em ter e, quando esse momento chegar, que sejam apenas seus, como:

  • Casa;
  • Apartamento;
  • Moto;
  • Carro;
  • Entre outros.  

Uma casa acaba trazendo mais espaço e liberdade para a pessoa, como a oportunidade de poder ter uma churrasqueira giratória e até mesmo um jardim para que possa cuidar de suas plantas. 

Entretanto, comprar uma casa está longe de ser tão simples quanto comprar um doce no supermercado, principalmente para pessoas de baixa renda e que entendem a dificuldade que é ter o seu dinheiro todos os meses. 

Por isso, hoje iremos te ajudar a começar esse processo e a tirar esse sonho do papel, te mostrando não apenas os motivos pelos quais é melhor comprar um imóvel do que alugar, mas também dicas práticas de como fazer isso.

Motivos para comprar uma casa própria 

Para começo de conversa, é necessário que você entenda que ter uma casa própria continua sendo algo muito importante nos dias de hoje por diversas razões, por isso, selecionamos algumas que te comprovam essa ideia. Confira: 

Estabilidade financeira

Ter uma casa própria pode oferecer estabilidade financeira a longo prazo, assim como a compra de um bom ponto de ancoragem, uma vez que o proprietário não precisa se preocupar com o aumento de aluguel ou com a possibilidade de ter que se mudar.

Construção de patrimônio

Uma casa própria pode ser vista como um investimento a longo prazo, que pode ser usado como garantia para obter empréstimos e outras linhas de crédito. Com o tempo, a propriedade pode se valorizar, ajudando a construir o seu próprio patrimônio.

Sensação de segurança

Além disso, ter uma casa para chamar de sua também pode trazer uma sensação de segurança e estabilidade emocional, pois é um lugar onde as pessoas se sentem seguras e confortáveis, sabendo que aquele é o seu lar e o espaço que ela mesma conquistou.

Liberdade e privacidade

Ao adquirir sua própria casa, ela oferece mais liberdade e privacidade para você, se comparado a viver em uma propriedade alugada, já que os proprietários têm mais controle sobre o espaço e podem personalizá-lo de acordo com suas preferências.

Controle financeiro

Quando se é proprietário, é possível prever os gastos com a casa, como hipoteca, contas de serviços públicos e produtos básicos, como um bom alvejante sem cloro para a limpeza do imóvel, o que ajuda a manter o controle financeiro.

Realização pessoal

Também não podemos deixar de mencionar que possuir uma casa própria pode ser um símbolo de conquista e realização pessoal, o que pode trazer satisfação e orgulho aos proprietários, que sentirão a sensação única de estar em um lugar que pode chamar de seu.

No geral, ter uma casa própria pode trazer muitos benefícios e é uma importante decisão financeira a longo prazo. Além disso, ter um lugar seguro e confortável para chamar de lar pode ser essencial para a qualidade de vida e bem-estar emocional.

10 dicas para comprar a sua primeira casa

Partindo para a prática, sabemos bem que comprar a primeira casa é uma grande decisão financeira e emocional. Sendo assim, aqui estão 10 dicas que podem ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada e acertada acerca desta escolha, confira:

1 – Defina seu orçamento

Antes de começar a procurar uma casa, é importante definir um orçamento realista com base em sua renda e despesas, assim como faz uma empresa que deseja alugar um painel de LED outdoor para divulgar o seu produto ou serviço.

Saiba até quanto você pode pagar por uma casa e, se for financiá-la, veja bem se as parcelas realmente cabem no seu bolso, principalmente com o passar dos anos e o aumento dos juros, pois isso fará toda a diferença no processo. 

2 – Obtenha uma pré-aprovação de hipoteca

Uma pré-aprovação de hipoteca pode ajudá-lo a determinar quanto você pode gastar em uma casa e ajudá-lo a se preparar financeiramente para a compra, que como bem sabemos, está longe de ser barata para algumas pessoas.

Hoje, é possível fazer isso até mesmo pela internet, basta procurar por boas hipotecas e contar com aquelas que sejam de sua confiança e que demonstrem vontade de te ajudar a realizar esse sonho da melhor maneira possível. 

3 – Considere suas necessidades

Cada pessoa tem suas necessidades e isso vale até mesmo na hora de comprar uma casa, pois existe aquele que necessita de uma boa estaca strauss e outro que pode necessitar de uma garagem para seus carros, isso varia de pessoa para pessoa.

Sendo assim, faça uma lista das suas necessidades em termos de tamanho, localização, comodidades, etc. Isso ajudará a reduzir o número de opções e a encontrar a casa que melhor atenda às suas necessidades.

4 – Pense no futuro

Por mais clichê que essa dica possa parecer, ela faz toda a diferença nesse processo, por isso, considere as suas necessidades futuras ao escolher uma casa, como a possibilidade de expandir a família, mudanças na carreira ou necessidades de acessibilidade.

Dessa maneira, você evita se arrepender da coma que fez lá na frente e conforme sua vida for mudando, você terá cada vez mais certeza de que fez a escolha certa quando optou por comprar justamente pela casa em questão. 

5 – Procure por um agente imobiliário confiável

Hoje, assim como é possível contar com profissionais especializados na produção de caneca branca de porcelana para sublimação, por exemplo, também é possível contar com bons profissionais para te ajudar a comprar sua primeira casa. 

Tendo isso em vista, é válido que você procure por um bom agente imobiliário que possa ajudá-lo a navegar no processo de compra e a encontrar a casa certa para você, o que trará ainda mais otimização e cuidado para todo esse processo em meio a sua rotina.

6 – Faça uma inspeção

Antes de comprar uma casa, é importante fazer uma inspeção para identificar possíveis problemas e garantir que a casa esteja em boas condições, por isso, opte sempre por uma visita à casa antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Isso se torna ainda mais necessário em casos de possíveis compras pela internet, pois, infelizmente, existem pessoas de má-fé que criam anúncios de casas lindas apenas para aplicar golpes, por isso, toda atenção e cuidado é pouco nesse processo. 

7 – Negocie o preço

Esteja preparado para negociar o preço da casa com o vendedor e considere contratar um avaliador para garantir que você está pagando um preço justo, assim como faz o vendedor de um tanque inox pequeno e um potencial cliente da marca. 

Sabemos bem que o preço de uma casa está longe de ser barato nos dias de hoje, por isso, saber como negociar esse valor pode fazer uma grande diferença para o seu bolso e te ajudar a economizar bastante.

8 – Verifique as taxas adicionais

Além do preço da casa, também é de suma importância que você verifique as taxas adicionais que existem quando se possui uma casa própria, como impostos, seguros e taxas de associação de proprietários de imóveis.

Essas taxas, quando atrasadas, podem gerar grandes e graves problemas para você junto à justiça, por isso, alinhe essas questões com a pessoa que está lhe vendendo o móvel e garanta que terá tudo sob controle. 

9 – Planeje seus custos de mudança

Não se esqueça de planejar seus custos de mudança, incluindo móveis, decoração, reparos e outros custos adicionais que são indispensáveis para a qualidade da sua nova casa, como uma boa pintura de piso epóxi.

Uma mudança, por menor que seja, gera custos, e não falamos apenas de dinheiro, mas também de tempo e energia, por isso, é importante se planejar bem para que essa mudança aconteça da melhor maneira possível. 

10 – Não se apresse

Por fim, mas longe de ser menos importante, é sempre bom lembrar que comprar uma casa é uma grande decisão. Por isso, não tenha pressa em escolher a ideal para você e esteja disposto a procurar até encontrar a casa certa.

Lembre-se de que comprar uma casa é um processo complexo e que envolve muitas decisões importantes. Com as informações certas e um pouco de paciência, você pode encontrar a casa dos seus sonhos.

Considerações finais 

Dessa maneira, você saberá exatamente o que levar em consideração antes de adquirir um móvel próprio e fará com que essa primeira casa seja apenas o começo de um caminho repleto de conquistas e realização de sonhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 2 =