Imóveis para morar

Saiba o que Avaliar em uma Cidade antes de Comprar um Apartamento

Avaliar uma cidade antes de comprar um apartamento é fundamental para garantir que esteja fazendo um investimento seguro e vantajoso. Isso não quer dizer que o processo será fácil, mas poderá trazer o resultado esperado e muito mais. 

Nos últimos tempos, muitas pessoas têm optado pela compra de apartamentos ao invés de casas e existem diversas razões que explicam essa preferência e que iremos conhecer mais detalhadamente no decorrer do texto. 

Entretanto, também é importante entender que, quando se decide comprar um apartamento em uma cidade que não conhece ou não morou por muito tempo, existem diversos pontos que precisam ser devidamente analisados, como:

  • Qualidade de vida;
  • Valorização do imóvel;
  • Segurança;
  • Comodidades;
  • Oportunidades de trabalho;
  • Custos;
  • Planejamento urbano, entre outros. 

Ao avaliar a cidade,  poderá tomar uma decisão mais segura e consciente na hora de comprar um imóvel. É importante avaliar diversos fatores para garantir que está investindo em um lugar que atenda suas necessidades e expectativas.

A escolha da cidade é um primeiro passo extremamente importante nessa nova fase da vida, pois será o local onde viverá, sairá com seus amigos, com a sua família, comprará um vidro para pergolado quando precisar e fará seus exames médicos. 

Tendo isso em vista, já é possível entender como é importante conhecer bem a cidade em que pretende comprar o seu apartamento. Por isso, hoje iremos te ajudar a entender quais os pontos cruciais para essa decisão. 

Motivos para comprar um apartamento 

Como mencionamos anteriormente, nos últimos tempos, as pessoas têm procurado comprar mais apartamentos do que casas e existem vários motivos pelos quais esse aumento surgiu no Brasil e no mundo. Alguns dos principais incluem:

Mais segurança

Muitas pessoas optam por apartamentos por causa da segurança que eles oferecem. A maioria dos edifícios de apartamentos é equipada com portões, sistemas de vigilância e outros recursos que ajudam a manter os moradores seguros.

Mais conveniência

Apartamentos são frequentemente localizados em áreas urbanas centrais, o que significa que estão próximos a uma variedade de comodidades, como transporte público, comércio para compra de um bom espelho sob medida, serviços de saúde, escolas, entre outros. 

Baixa manutenção

Ao contrário de uma casa, que requer manutenção regular do exterior, jardim e outras áreas, um apartamento geralmente exige pouca manutenção. Isso é ideal para pessoas que não têm tempo ou habilidades para cuidar de uma propriedade.

Muitas opções de amenidades

Muitos edifícios de apartamentos oferecem amenidades, como piscinas, academias, áreas de lazer, lavanderias, entre outras. Essas comodidades são acessíveis aos moradores e podem ser uma grande vantagem para os moradores e seus visitantes.

Pertencimento a uma comunidade

Os apartamentos muitas vezes proporcionam uma sensação de comunidade, já que os moradores compartilham as áreas comuns e se conhecem. Isso pode ser importante para pessoas que estão se mudando para uma nova cidade ou que desejam criar novos laços.

Melhor investimento

Além disso, a compra de um apartamento pode ser um bom investimento financeiro ao longo prazo para aluguel ou venda, especialmente se a propriedade se valorizar ao longo do tempo e contar com um bom ar condicionado dutado e móveis de qualidade. 

Esses são apenas alguns dos muitos motivos pelos quais as pessoas escolhem comprar um apartamento nos dias atuais. Aqui, vale ressaltar que cada indivíduo terá suas próprias necessidades e prioridades ao tomar essa decisão.

Pontos a serem avaliados antes da compra de um apartamento 

Partindo para o assunto principal do texto, chegou o momento de conhecer alguns pontos que são essenciais na hora de avaliar uma nova cidade, principalmente aquela em que pretende comprar o seu apartamento. 

Existem várias coisas que se pode avaliar em uma cidade antes de comprar um apartamento e isso varia de pessoa para pessoa e de objetivo para objetivo. Algumas das coisas mais importantes a serem consideradas são:

Localização

A localização do apartamento é uma das coisas mais importantes a se considerar, pois afetará sua qualidade de vida e sua acessibilidade a serviços e conveniências, como a compra de uma cuba inox redonda para levar para sua casa ou a sua ida ao trabalho. 

Sendo assim, avalie se a localização é próxima a transporte público, comércio e serviços de saúde, escolas, entre outros. Hoje, um apartamento bem localizado é essencial para o seu movimento pela cidade e até mesmo para alugar ou vender o imóvel no futuro.

Segurança

Outro ponto de extrema importância e que não pode ficar de fora dessa lista é a segurança. Por isso, verifique a segurança da cidade antes de comprar um apartamento e tenha certeza de que ela é protegida.

Para te ajudar nesse processo, é válido que considere o índice de criminalidade da cidade e também verifique se o bairro onde o apartamento está localizado é seguro, assim, você terá bases concretas para bater o martelo e decidir se fica ou não ali.

Comodidades

Além disso, lembre-se de verificar se há comodidades próximas ao apartamento, como uma boa loja de porta acústica para estúdio, caso possua um em seu apartamento e precise de uma porta nova

E é claro que a avaliação da proximidade de supermercados, lojas, restaurantes, shopping, parques e áreas verdes também faz toda a diferença para que saiba que possui tudo o que precisa e deseja para viver com qualidade e acessibilidade. 

Preço

O preço é um dos pontos mais importantes desse processo. Afinal de contas, comprar um apartamento nos dias de hoje está longe de ser algo barato e, dependendo da cidade e região escolhida, os valores tendem a ser maiores. 

Sendo assim, compare os preços dos apartamentos em diferentes bairros da cidade. Leve em consideração o valor de revenda e a valorização do imóvel em cada área com o passar dos anos para saber se o investimento realmente irá valer a pena.

Qualidade da construção

Outro ponto muito importante a ser avaliado é a qualidade da construção do prédio e do apartamento, assim como toda a papelada que envolve o condomínio, que vai desde uma licença de operação sp para a construção até mesmo o alinhamento dos impostos.

Por isso, verifique bem alguns dados como a idade do prédio, o histórico de manutenção, a avaliação da construtora que cuida do projeto, o prazo de entrega do imóvel, caso seja comprado na planta e, obviamente, se ele atende às suas necessidades e requisitos.

Ambiente

Fora isso, o ambiente no geral também é um ponto que deve ser avaliado com atenção, cuidado e paciência. Por isso, considere a qualidade do ambiente e da vizinhança, como ruído, tráfego e poluição.

Isso porque, se você é uma pessoa que no sábado à noite gosta de deitar no sofá e assistir um bom filme no silêncio, morar perto de um vizinho que faz uma festa todo fim de semana pode não ser a melhor opção. 

Oportunidades de trabalho

Além de saber se o condomínio cona com uma boa cobertura retrátil para piscina, ao procurar o apartamento ideal em sua nova cidade, é de suma importância que também verifique se a cidade oferece boas oportunidades de emprego em sua área de atuação.

Existem cidades que são muito próximas umas das outras e, por isso, alguns conseguem manter o seu trabalho. Mas para aqueles que pretendem mudar para uma longe da que mora atualmente, é válido saber como funciona o mercado de trabalho por lá. 

Transporte

E é claro que não podemos deixar de falar sobre a locomoção na nova cidade, verificar se a região tem boas opções de transporte público e se o apartamento está localizado perto de estações de ônibus ou metrô fará toda a diferença em seu dia a dia.

Mesmo que tenha carro, moto ou outro tipo de automóvel, é de suma importância que tenha certeza de que conta com outros tipos de transporte à sua disposição e próximos à você para casos de emergência ou para quando precisar. 

Planejamento urbano

Por último, mas longe de ser menos importante, o planejamento urbano da cidade é tão importante quanto contar com um bom alarme residencial monitorado pelo celular, que te traga mais acessibilidade, segurança e otimização. 

O planejamento urbano busca saber se, na cidade em que mora, há planos de expansão e melhorias para a área onde o apartamento está localizado. Assim, você consegue ter novas expectativas sobre o ambiente e mais entusiasmo para continuar vivendo ali.

Ao considerar todos esses fatores, você poderá tomar uma decisão baseada em informações de qualidade sobre a compra de um apartamento em uma determinada cidade, enviando problemas e arrependimentos no futuro.

Considerações finais 

Dessa maneira, verá a compra de um apartamento em uma nova cidade como um desafio que pretende vencer e não como um bicho de sete cabeças que te faz se sentir mal. Todo o processo é bem mais simples do que parece quando se sabe o que é e como fazer.  
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =