Dicas

Cozinha Corredor: Conheça esse Conceito

O conceito de cozinha corredor surgiu em apartamentos equinos e que precisavam de uma melhor otimização do espaço, entretanto, o conceito dessa nova forma de se ter uma cozinha foi tão bem utilizado, que se tornou um dos melhores até mesmo para as casas. 

A cozinha é um espaço fundamental em qualquer casa, pois é nela que a maioria das refeições é preparada e consumida. Além disso, a cozinha também é um espaço de convívio e interação social, onde a família e os amigos podem se reunir.

Uma cozinha bem equipada e organizada pode contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada. Com a cozinha adequada, é possível preparar refeições nutritivas e saborosas, garantindo a saúde e o bem-estar da família.

A cozinha, quando bem equipada e decorada, pode até mesmo valorizar o imóvel como um todo. Uma cozinha moderna e funcional pode ser um grande atrativo para compradores em potencial, aumentando o valor do imóvel.

Até porque, apenas o dono da casa ou apartamento que teve o cuidado de garantir o melhor valor da telha de concreto para o imóvel, sabe a importância da valorização de cada cômodo, inclusive da cozinha. 

Uma cozinha bem organizada e equipada pode ser prática e eficiente, facilitando o preparo de refeições e outras tarefas domésticas. Com uma cozinha adequada, é possível economizar tempo e esforço na preparação de alimentos e outras tarefas relacionadas.

E por falar em economia de tempo e também de espaço, o conceito de cozinha corredor se tornou um dos mais famosos do mercado e um dos que mais garante um imóvel bem aproveitado, e hoje, iremos entender mais sobre esse assunto.

Entenda o que é uma cozinha corredor 

Para começo de conversa, a cozinha corredor é um tipo de layout de cozinha em que os armários, eletrodomésticos e bancadas são dispostos ao longo de duas paredes opostas, deixando um espaço estreito no meio que parece um corredor. 

É um formato comum em apartamentos ou casas com espaços reduzidos, pois ocupa menos espaço do que outros tipos de layouts de cozinha, o que acaba auxiliando quem deseja trabalhar com um projeto de ar condicionado para esse cômodo. 

A cozinha corredor é uma opção que pode funcionar bem em alguns casos, principalmente em espaços menores, pois maximiza o uso do espaço disponível. No entanto, a desvantagem deste tipo de layout é que a circulação na cozinha pode ser limitada.

Além disso, pode ser difícil acomodar uma mesa de jantar na cozinha corredor, pois o espaço é mais estreito para acomodar uma mesa grande. Caso você esteja pensando em projetar uma cozinha corredor, é importante avaliar cuidadosamente o espaço.

Por exemplo, se você gosta de cozinhar e passa muito tempo na cozinha, é importante pensar em formas de maximizar o espaço e torná-lo mais funcional, com soluções criativas para armazenamento e organização. 

Você pode pensar em decorações que contem com um bom capacho de fibra de coco, prateleiras que otimizem o acesso às suas coisas e até mesmo um fogão embutido que ocupa menos espaço e é mais potente do que um convencional. 

Se você planeja usar a cozinha principalmente para refeições rápidas, a cozinha corredor pode ser uma opção viável e prática. Além de tudo isso, a cozinha corredor pode oferecer alguns benefícios, tais como:

  • Economia de espaço;
  • Mais eficiência;
  • Design simplificado;
  • Facilidade de limpeza;
  • Economia de energia;
  • Entre outros. 

Em resumo, esse tipo de cozinha pode ser uma opção prática e eficiente para quem tem pouco espaço ou deseja maximizar o que já tem disponível. Mas trata-se de um tipo de cozinha que deve ser escolhido com muita calma e assertividade. 

Tipos de cozinha corredor 

Existem diferentes tipos de cozinha corredor que podem ser adaptados para atender às necessidades e gostos pessoais de cada um, vale a pena contar com um designer de interiores para te ajudar na escolha. Alguns exemplos desses tipos são:

Cozinha corredor com ilha

Neste tipo de cozinha, uma ilha é adicionada ao centro do espaço, criando uma área de trabalho adicional. A parte de cima pode contar com uma boa tinta emborrachada para telhado, o que fornece mais durabilidade da qualidade de todo o espaço. 

Cozinha corredor com bancada

Já a cozinha corredor com bancada, como o próprio nome diz, conta com uma bancada que é adicionada em uma das paredes, criando uma área adicional. Isso pode ser útil para quem gosta de ter uma área extra ou para quem deseja usar a bancada para refeições.

Cozinha corredor aberta

Também temos a opção aberta, onde uma das paredes é removida, criando uma cozinha aberta. Isso pode ser útil para quem deseja criar um espaço de convivência integrado, onde a cozinha se mistura com a sala de estar ou de jantar.

Cozinha corredor com prateleiras

Neste tipo de cozinha, as prateleiras são adicionadas em uma das paredes, criando um espaço de armazenamento adicional. Isso pode ser especialmente útil para quem tem uma grande coleção de pratos ou utensílios de cozinha que precisam ser armazenados.

Cozinha corredor com armários embutidos

Por fim, esse tipo de cozinha conta com armários embutidos nas paredes, criando um espaço de armazenamento adicional e economizando espaço na cozinha para que você possa investir em um aluguel de betoneira preço acessível ou outro produto. 

Cada tipo de cozinha corredor tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá do gosto pessoal, do espaço disponível e das necessidades do usuário. É importante considerar os prós e contras de cada opção antes de fazer uma escolha final.

Dicas de como construir uma cozinha corredor 

Partindo para a prática e pensando em você que está planejando construir uma cozinha corredor, seja em sua casa ou apartamento, aqui estão algumas dicas cruciais que selecionamos para te ajudar neste processo. Confira:

Escolha os armários e eletrodomésticos certos

Como a cozinha corredor é geralmente estreita, é importante escolher armários e eletrodomésticos que sejam adequados ao espaço, pois alguns que são muito grandes e focados em espaços maiores, podem não ser a melhor opção. 

Sendo assim, opte por armários embutidos e esquadrias de alumínio sob medida, por exemplo, que são boas opções para economizar espaço, enquanto eletrodomésticos menores podem ser mais práticos para acomodar em uma cozinha corredor.

Planeje a iluminação

Como a cozinha corredor é um espaço estreito, é importante planejar a iluminação corretamente, afinal de contas, uma boa iluminação faz toda a diferença em qualquer cômodo, principalmente naquele em que as refeições do dia a dia são feitas. 

Por isso, certifique-se de que a iluminação seja adequada para as diferentes áreas da cozinha e escolha uma iluminação que não interfira no fluxo de trabalho, mas seja a sua grande parceira dentro do espaço.

Escolha as cores certas

As cores são fatores essenciais para tudo na vida, seja para o desenvolvimento da identidade visual de uma empresa que oferece locação de perfuratriz ou até mesmo para a sua cozinha corredor.

Sendo assim, opte por cores claras e neutras para ajudar a criar uma sensação de espaço em sua cozinha corredor. Tons claros de branco, cinza ou bege podem ajudar a criar uma sensação de amplitude e luminosidade.

Crie um fluxo de trabalho eficiente

Como o espaço deste tipo de cozinha é mais limitado, é importante criar um fluxo de trabalho eficiente na cozinha corredor para que você não se sinta preso no ambiente e acabe se estressando com o espaço. 

Tendo isso em vista, é válido que você coloque os aparelhos e utensílios de cozinha mais usados em locais convenientes para que você possa se movimentar com facilidade e conseguir pegar o que precisa sem grandes esforços.

Escolha um revestimento de piso resistente

Por último, mas longe de ser menos importante, como a cozinha é um espaço de alto tráfego, é importante escolher um revestimento de piso resistente e durável, como um cimento queimado preço acessível. 

Além dele, apostar nos pisos de cerâmica, vinil ou madeira são boas opções para a cozinha corredor. Mas tome cuidado com o tipo de madeira e até mesmo papéis de parede, pois podem molhar com facilidade e não durar muito tempo. 

Com essas dicas, você pode construir uma cozinha corredor prática e eficiente para atender às suas necessidades. Lembre-se de considerar cuidadosamente o espaço disponível e suas necessidades pessoais antes de começar a construir.

Considerações finais 

Dessa forma, você terá uma cozinha que, além de linda, será otimizada e eficiente, no tamanho ideal para você e com tudo o que você precisa para fazer desse espaço, um dos mais especiais da sua casa. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 7 =