Dicas

Como Construir Casas e Edifícios acessíveis para Pessoas com Deficiência

Uma casa ou edifício bonito pode ser um fator positivo para os seus ocupantes e a comunidade em que está inserido, mas contar com casas e edifícios acessíveis é muito mais do que bonito, é necessário e importante nos dias de hoje. 

Ter um espaço bonito faz toda a diferença em um lugar, isso porque um bom design arquitetônico pode não só ser agradável esteticamente, mas também trazer benefícios funcionais, sociais e até mesmo econômicos.

Em termos funcionais, uma casa ou edifício bem desenhado pode oferecer soluções inteligentes para desafios cotidianos, como iluminação natural, ventilação, isolamento térmico e acústico. 

Um projeto arquitetônico bem planejado também pode oferecer espaços que atendam às necessidades de seus ocupantes, com uma distribuição adequada dos cômodos, otimização do espaço e inclusão de recursos tecnológicos e sustentáveis.

Não é à toa que as pessoas, quando podem, não têm medo de investir no que há de melhor no mercado, desde a melhor tinta epoxi a base de solvente para piso até mesmo os melhores móveis que deixam o espaço lindo e confortável.

Além disso, uma casa ou edifício bonito pode contribuir para a integração social e o desenvolvimento econômico da comunidade em que está inserido, afinal de contas, a arquitetura é um setor muito importante dentro da sociedade. 

Uma boa arquitetura pode tornar-se um marco importante na paisagem urbana, tornando-se uma atração turística e um ponto de encontro para os moradores. Isso pode gerar impactos positivos no comércio local e no turismo.

Com isso, conseguimos entender que um projeto arquitetônico bem-sucedido pode ser bonito, funcional e impactar positivamente a sociedade e a economia local. Isso pode criar um ciclo virtuoso que beneficia os moradores e a comunidade em geral.

Entretanto, assim como contar com um bom controle de acesso externo traz mais segurança para sua casa ou edifício, contar com um espaço que seja acessível também é algo extremamente importante para garantir que todos consigam conhecê-lo. 

Mas é claro que sabemos que construir um espaço que seja acessível para pessoas com deficiência está longe de ser algo fácil, mas ainda mais longe de ser impossível, e hoje iremos te ajudar a entender mais sobre esse assunto tão importante e necessário. 

Entenda a importância de espaços acessíveis 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender mais sobre a importância de se ter espaços acessíveis dentro de casa ou em um edifício, pois não se trata apenas das pessoas deficientes, mas algo que já vai além disso.  

A acessibilidade em casas e edifícios é importante porque garante que todos tenham a oportunidade de acessar e utilizar as instalações de maneira segura e independente, independentemente de suas habilidades ou limitações físicas. 

Assim como o dono de um espaço deseja contar com o melhor serviço de instalação de alarmes residenciais do mercado em sua casa, as pessoas desejam ter acesso fácil e autônomo a um espaço, e por isso cuidar dessa parte é tão importante. 

Isso porque, simples ações significam que pessoas com mobilidade reduzida, deficiências visuais ou auditivas, idosos e até mesmo crianças podem ter acesso aos espaços e desfrutar deles sem barreiras ou dificuldades.

Além disso, a acessibilidade também pode proporcionar uma sensação de inclusão e pertencimento àqueles que muitas vezes são marginalizados ou excluídos da sociedade, assim como diversos outros grupos sociais, exemplos:

  • Mulheres;
  • Autistas;
  • Indígenas;
  • Analfabetos;
  • Ex-presidiários, entre outros. 

A acessibilidade é um direito humano fundamental, conforme estabelecido pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e garantir a acessibilidade é uma responsabilidade dos profissionais envolvidos na construção de edifícios.

Tornar uma casa ou edifício acessível pode parecer um desafio, mas com planejamento e execução adequados, é possível criar espaços que atendam às necessidades de todas as pessoas e ainda fique lindo com os melhores vidros pintados e decorados do mercado. 

Todo esse processo pode incluir a instalação de rampas e elevadores, portas mais largas, pisos antiderrapantes, corrimãos, sinalização tátil e visual, entre outros recursos necessários e fáceis de se encontrar nos dias de hoje. 

Garantir a acessibilidade pode ser um passo importante para criar espaços mais inclusivos e igualitários para todos, fazendo as pessoas se sentirem bem e até mesmo contando com meios que podem ajudar alguém daquele lugar que venha a ter alguma limitação física. 

Saiba o que considerar para construir espaços acessíveis 

Felizmente, nos dias atuais, encontrar boas dicas de como deixar sua casa ou edifício mais acessível é tão simples quanto encontrar a melhor porta acústica preço acessível na internet, mesmo que o processo de construção e reforma seja um pouco mais delicado. 

Construir espaços acessíveis para pessoas com deficiência é um desafio que requer planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes. Algumas dicas importantes para garantir que o espaço seja acessível incluem:

Planejamento

Assim como qualquer outra ideia que se deseja desenvolver com cuidado e que você deseja que seja um sucesso, o planejamento é sempre o primeiro passo de todo esse processo e essencial para garantir que o espaço seja, de fato, acessível. 

Sendo assim, antes de iniciar a construção, é importante pesquisar as normas e regulamentações locais que orientam a construção de espaços acessíveis. Isso ajudará a garantir que a construção esteja em conformidade com as normas e requisitos legais.

Rampa de Acesso  

A famosa rampa de acesso é essencial para garantir que o espaço seja acessível a pessoas com mobilidade reduzida, não é atoa que já está sendo colocada até mesmo em empresas de manutenção de elevadores prediais para ajudar cadeirantes a se locomover. 

Entretanto, no processo de construção da rampa, é importante saber que ela deve ter uma inclinação suave e um corrimão em ambos os lados para ajudar as pessoas a subir e descer com segurança, sejam sozinhas ou acompanhadas.

Elevador

Caso o edifício tenha mais de um pavimento ou você more em um condomínio com apartamentos, a instalação de um elevador pode ser necessária para garantir que todas as pessoas tenham acesso a todos os andares do prédio.

Além de ser um ponto importante para garantir a acessibilidade de pessoas deficientes, também é um meio bem mais rápido e prático para quem mora em um andar alto e, às vezes, precisa subir com compras e caixas pesadas. 

Portas

E é claro que as portas não ficariam de fora dessa, elas devem ter largura suficiente para permitir a passagem de cadeiras de rodas e outras ajudas de locomoção. Sendo importante que seja de qualidade, assim como é o melhor laudo de Spda do mercado. 

No mercado, são diversas as opções à sua disposição, podendo optar até mesmo por uma sob medida para a casa ou edifício e fora tudo isso, não se esqueça que as maçanetas das portas também devem ser fáceis de alcançar e operar.

Banheiros

Os banheiros devem ser projetados para atender às necessidades das pessoas com deficiência, com barras de apoio, espaço suficiente para manobrar e portas largas o suficiente para a entrada de cadeiras de rodas.

Esse espaço é um dos mais importantes em qualquer lugar e que as pessoas sempre precisam usar, por isso, é um dos que mais precisa de atenção e cuidado durante a construção ou reforma de uma casa e edifício. 

Sinalização

A sinalização visual e tátil é importante para ajudar as pessoas com deficiência a navegar pelo espaço com segurança, assim como é importante durante a instalação de um alarme monitorado residencial que garante a segurança do seu imóvel. 

Quando falamos dessa sinalização, falamos de algo que pode incluir desde uma sinalização em braille até mesmo letras grandes, cores contrastantes e texturas diferentes para indicar caminhos e áreas importantes.

Iluminação

Por último, mas longe de ser menos importante, aproveitando o gancho da sinalização, não poderíamos deixar de falar sobre a iluminação adequada, que é importante para garantir que as pessoas com deficiência visual possam se orientar com segurança. 

A iluminação deve ser uniforme e sem sombras ou brilhos excessivos que possam dificultar a visão, permitindo que o caminho seja claro, mas confortável para que qualquer pessoa consiga se locomover com segurança. 

Essas são algumas dicas para ajudar a construir espaços acessíveis para pessoas com deficiência. É importante lembrar que cada projeto é único e requer uma abordagem personalizada para atender às necessidades específicas dos usuários. 

Por isso, é sempre importante buscar orientação de profissionais especializados em acessibilidade para garantir que o espaço seja construído de forma correta e adequada às necessidades das pessoas com deficiência.

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá criar tanto casas quanto edifícios que respeitem a diversidade e trabalhem em prol da acessibilidade daqueles que mais precisam, se tornando não só um profissional bom, mas um ser humano empático e ainda melhor. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − dois =