Dicas

Ideias de Decoração e Segurança para a Casa

Morar em uma casa é o desejo de muitas pessoas, afinal, ter um teto para si próprio significa, ao mesmo tempo, privacidade e liberdade. Ao realizar esse sonho, é interessante analisar algumas ideias de decoração e também dicas para torná-la mais segura.

Considerando até mesmo as pessoas que vivem em condomínios, especialmente quando estão localizadas em grandes centros urbanos, é recomendado ter em mente que a prevenção a ataques criminosos vão desde a parte estética da residência, até os muros e portões.

Mas felizmente boa parte das soluções de segurança são também simples de serem implantadas. Neste artigo vamos reunir dois aspectos importantes para uma casa, que é: Segurança e decoração. Confira.

Principais equipamentos de segurança residencial

Quando o assunto é sobre segurança residencial, a tecnologia é um dos principais aliados para essa tarefa que envolve até mesmo a instalação de interfone em residências para que a família possa evitar contato direto com estranhos.

Abaixo, preparamos alguns itens que podem oferecer mais tranquilidade para você e a sua família.

Câmeras de vigilância

As câmeras de vigilância costumam ser uma das primeiras medidas a serem tomadas para garantir a segurança para os moradores de uma casa. Elas podem ser instaladas em lugares estratégicos, tanto na área externa quanto nos principais cômodos da casa.

Por sua vez, uma câmera de monitoramento tem tanta utilidade quanto começar a instalação de piso vinílico para preservar a segurança da família contra acidentes domésticos, além de, claro, dar um toque estético especial na casa.

Se as câmeras instaladas possibilitarem que você tenha acesso remoto através dos smartphones, a proteção automaticamente fica ainda mais eficiente, principalmente se a sua casa costuma ficar vazia por muito tempo.

Além disso, as câmeras também permitem que você possa visualizar quem está no portão, ou o que está causando alguma movimentação estranha no quintal.

Cercas elétricas e concertinas

Dentre vários tipos de estruturas de residência, sabemos que há aquelas casas que possuem muros baixos ou muros que façam a divisória com terrenos vazios.

Nesse caso, cercas elétricas e concertinas podem ser excelentes alternativas de proteção, visto que elas ajudam a inibir a entrada de estranhos em sua residência.

São detalhes que ajudam a garantir a segurança da sua casa, ou seja, até mesmo pesquisar por “box blindex preço” já é um começo para estruturar a segurança da sua casa.

A concertina, por sua vez, é feita geralmente de aço e é usada em lugares com maior visibilidade. Esse recurso também consegue dificultar bastante a ação de bandidos.

Por outro lado, com as cercas elétricas a proteção pode ser ainda maior se tiver, também, a opção de soar um alarme ao ser tocada.

Durante a instalação, é interessante ter alguns cuidados, principalmente para não deixá-las muito baixas e acessíveis a crianças ou animais domésticos.

Alarmes e sensores

Outro recurso interessante para promover mais segurança na sua residência é apostando nos alarmes e sensores. Mesmo que você tenha uma casa com porta de vidro, os sensores ainda conseguem ser eficientes contra as ações criminosas.

Devido ao fato dessa opção emitir um som muito alto, os criminosos acabam evitando a entrada em casas que possuem esse tipo de sistema.

Essa alternativa também pode alertar os vizinhos sobre a presença de pessoas estranhas e, além disso, podem ser conectados a uma empresa de segurança que fará a checagem do ocorrido.

Botão do pânico

O botão do pânico nada mais é do que um dispositivo que ultimamente tem se mostrado um grande aliado para inibir a violência nas casas.

O equipamento tem a vantagem de ser discreto e pode ser configurado para acionamento direto da polícia ou pela empresa que trabalha fornecendo um serviço de segurança patrimonial.

A eficiência do botão do pânico é ainda maior para quem precisa de ajuda nos casos de emergência.

Portão eletrônico

Quando entramos em nossas casas, apesar de ser um movimento simples, é também considerado um dos momentos mais perigosos, principalmente se você não tiver nenhum cuidado com a segurança da casa.

Isso porque os bandidos costumam observar a rotina dos moradores e aproveitar a distração para entrar na residência e roubar tudo o que ver pela frente.

Portanto, o portão eletrônico é considerado como a saída mais segura para que você evite se tornar alvo fácil desse tipo de ação, afinal, você não precisará sair do carro para abrir ou fechar o portão da sua casa.

No entanto, você precisa ficar atento para que o portão não fique aberto por um longo período. De qualquer forma, a partir do momento que você pesquisa por “portão automático valor” naturalmente já está começando os trabalhos de segurança para o seu lar.

Acesso por biometria ou senhas

Como dito anteriormente, a tecnologia vem sendo uma grande aliada para promover mais segurança às famílias em suas casas. Através dos avanços tecnológicos foi possível a criação de fechaduras inovadoras para garantir mais proteção aos moradores de uma casa.

Contudo, os recursos que envolvem a identificação das digitais ou combinações de senhas, na maioria das vezes costumam ser mais caros, diferente da instalação de interfones.

Se não for viável para você fazer esse tipo de investimento, existe a alternativa de optar por fechaduras reforçadas e uso de trincos extras.

Quais são as dicas de segurança?

No mais, a segurança de uma casa não se limita apenas à instalação de equipamentos de proteção, como os que foram citados neste artigo. Outras atitudes podem ser tomadas para preservar a segurança de uma residência, sendo aplicadas em conjunto com a tecnologia.

Ou seja, da mesma forma que uma cascata de parede é um elemento importante para a decoração, os elementos de segurança são também importantes para a integridade da família.

Dito isso, preparamos 4 dicas interessantes para promover uma segurança ainda maior para a sua casa. Veja:

1. Mantenha a área externa iluminada

Lugares menos iluminados tornam-se naturalmente os melhores esconderijos para os criminosos.

Ou seja, é necessário que as áreas externas da sua casa tenham uma boa iluminação. Além disso, a disposição das plantas no jardim e quintal também deve ser considerada, para que não haja cantos onde uma pessoa possa se abrigar sem que você perceba.

Uma prática interessante para este caso é conversar com o profissional que fará a decoração da sua casa já pensando nas questões de segurança da residência.

2. Invista em muros e portões altos

Caso você não esteja disposto a investir em cercas elétricas e concertinas, então recomendamos que você tenha muros e portões altos para dificultar quaisquer atividades de criminosos.

Essa prática se torna ainda mais importante quando há terrenos baldios na vizinhança. Contudo, o ideal é aliar as duas medidas para garantir a máxima segurança.

3. Atente-se com a visibilidade interna da casa

Na grande maioria das vezes, antes dos criminosos realizarem qualquer tipo de ação, ele estuda a vítima. Por esse motivo, é importante que os seus objetos, principalmente os de valor, não fiquem muito visíveis para quem está na rua.

Um exemplo de cuidado é não dispor no lixo caixa de eletrônicos caros. Outra alternativa é não posicionar televisões, computadores e demais produtos caros próximo das janelas.

4. Considere fazer um seguro residencial

Por fim, a nossa dica para tornar os seus dias em sua casa mais tranquila é realizar uma contração de um seguro residencial para garantir que você receberá toda a assistência necessária caso alguma das medidas acabe falhando e você sofra um furto ou um assalto.

Além disso, dependendo do plano contratado, você terá outras vantagens e proteções se tiver problemas com o seu imóvel, como cobertura para incêndio, acidentes domésticos, uso de prestadores de serviço (chaveiro, eletricista e etc).

Agora que você sabe as principais medidas a serem tomadas para tornar o seu lar mais seguro, abaixo vamos conhecer as principais dicas para decorar o ambiente.

Como decorar a casa?

Antes de finalizar o artigo, reunimos algumas dicas interessantes para decorar a sua casa, afinal a decoração pode promover uma série de benefícios, como:

  • Gerar sensações positivas;
  • Proporciona conforto;
  • Valorizar boas memórias;
  • Transmitir personalidade;
  • Garantir praticidade na rotina.

No mais, atente-se às dicas que iremos apresentar abaixo para que você possa aproveitar tudo que uma decoração pode proporcionar.

Crie uma paleta de cores 

Antes de começar a pensar em comprar os objetos decorativos para o seu lar, estude as cores que você pretende colocar em cada espaço da sua residência.

Use plantas

Umas das melhores alternativas para completar aquele cantinho que você sente que está vazio são as plantas, uma das opções mais usadas para a decoração de interiores.

Use objetos decorativos

Os objetos decorativos são de fato uma das alternativas mais usadas para as pessoas que querem tornar o seu lar mais característico. Embora alguns decorativos não sejam tão notáveis, é por meio desses detalhes que você cria mais apreço pelo ambiente.

Nesse sentido, você pode investir, por exemplo, em tapetes personalizados para que você possa deixar o seu lar ainda mais com a sua cara.

Estas são as dicas para você decorar o seu lar. Ao combinar os elementos de segurança com os de decoração, automaticamente terá uma residência ainda mais completa para a sua família. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =