Dicas

Descubra como Tornar a sua Casa mais Segura

Manter sua casa mais segura é um desafio e tanto, pois temos a impressão que a violência aumenta a cada ano, e com isso precisamos nos certificar que realmente estamos seguros em nossa própria residência.

Mas saiba que esse aumento não é só impressão, muito pelo contrário, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, houve um aumento expressivo nos índices de roubos.

O Brasil registrou uma elevação de 6,5% em roubos a estabelecimentos comerciais e 4,7% nas residências.

Esses dados mostram o quanto é importante investir na segurança com ações como instalação de alarmes residenciais e outras precauções para ter uma casa mais segura.

Em números absolutos, os roubos a estabelecimentos comerciais no país tiveram um salto de 46.661 em 2020, para 50.055 em 2021, já os roubos das residências foram de 32.158 em 2022 para 33.911 em 2021.

Por isso, é fundamental que estejamos atentos à segurança de nossas casas e estabelecimentos, afinal não estamos totalmente seguros nem em nosso lar e nem em uma empresa de sistema VES.

Saiba que mesmo a rotina dos moradores ou a ausência frequente deles pode acabar levando a invasões ou colocando-os em uma situação de insegurança, que pode ser uma invasão para furtos, roubos ou algo que coloque em risco a vida dos moradores.

Em uma dessas ações criminosas, os invasores agem de forma rápida, tentando entrar de forma despercebida nas residências, por isso é fundamental que os moradores dificultem essa ação, seja com instalação de câmeras de segurança ou alarmes.

Isso faz com que os criminosos se intimidem e com isso acabem desistindo dos roubos, afinal eles vão preferir aquelas residências que são mais fáceis de serem invadidas, e geralmente os criminosos procuram por objetos que sejam pequenos e fáceis de carregar.

Para te ajudar a evitar esse roubos e furtos em residências, separamos algumas dicas que são cruciais para a segurança da sua família, deixando sua casa mais segura. Boa leitura.

Instale um sistema de alarme

A instalação de um sistema de alarme é muito importante para a segurança da sua casa, saiba que esse é um investimento que vale muito a pena, afinal estamos falando da tranquilidade do seu lar.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, dessa forma é só escolher um que atenda às necessidades da sua residência.

Além disso, existem sistemas de câmeras que são bem fáceis de serem encontrados no mercado, além de muito acessíveis, com isso você pode posicioná-las na calçada, apontadas para as portas de entrada, assim você registra possíveis invasões.

As câmeras também são ótimas opções para você que trabalha o dia todo em uma empresa de estudo de impacto de vizinhança, por exemplo, e passa o dia todo fora de casa, com isso você consegue vigiar a casa mesmo estando longe.

As imagens fornecidas por essas câmeras podem ser enviadas para a polícia caso aconteça qualquer coisa, além de, claro, intimidar as ações dos criminosos, pois eles saberão que estão sendo vigiados, e eles evitam quando uma casa mais segura.

É importante que você opte por alarmes com sirenes e chaves magnéticas para que tenha um sistema de segurança perfeito, ou por um projeto de portaria virtual onde será possível ter um controle maior de quem entra e sai da residência

Conte com uma boa iluminação na parte externa

Essa pode até parecer uma dica banal, mas ter uma boa iluminação faz muita diferença quando o assunto é segurança, já que com isso os ladrões ficam inibidos, pois o ambiente estará muito claro e ele será visto.

Além disso, evita que você ou qualquer pessoa que esteja passando pela rua seja surpreendido, pois um local sem iluminação acaba criando pontos de escuridão que servem como esconderijo para a ação dos criminosos.

Você também pode optar pela instalação de interfone, com isso a pessoa precisará se identificar para entrar na sua casa, e com uma boa iluminação você terá certeza que é ela mesmo, o que também colabora para você ter uma casa mais segura.

Para a instalação das lâmpadas, é importante que elas fiquem:

  • Na parte da frente da residência;
  • Nas laterais;
  • Nos fundos.

Pense que qualquer ponto cego pode ser propício para invasões e ações de criminosos, por isso mantenha todo espaço iluminado.

Dificulte o acesso

É importante que você observe ao redor da sua casa e se certifique que não há nada ali que possa facilitar uma invasão, por isso é fundamental que você:

  • Corte galhos de árvores que possam servir para escalar;
  • Guarde escadas ou outros objetos que possam servir para subir;
  • Proteja as aberturas no telhado, ar-condicionado e sistemas de exaustão;
  • O ar-condicionado deve fica na parede, nunca nas janelas;
  • Remova ou substitua cercas que possam servir de cobertura.

Com isso você garante que sua casa não seja um local de fácil acesso para os criminosos, dificultando suas ações.

Observe a vulnerabilidade das janelas

As janelas são sem dúvidas usadas como forma de ter fácil acesso às residências, por isso é fundamental que você mantenha as portas e janelas sempre fechadas, evitando assim a exposição do interior, o que também deixa a casa mais segura.

Assim os invasores não saberão como é a sua residência por dentro ou quais objetos de valor você possui. Uma dica para quando estiver em casa é deixar as cortinas fechadas.

Além disso, se a sua janela é virada para a rua, é importante que os vidros sejam laminados, isso evita com que eles se estilhacem caso haja alguma tentativa de invasão, o que irá atrapalhar a ação dos criminosos.

É muito importante que você instale grades em todas as janelas e portas externas, isso faz com que, mesmo que o vidro seja quebrado, os invasores não terão acesso à sua residência.

Mostre que mora gente no local

Trabalhe você em casa ou passe o dia todo fora em uma empresa de portaria, é muito importante que a casa registre algum movimento, nem que seja mínimo, com isso as pessoas saberão que alguém mora ali.

Por isso, sempre que possível, acenda uma luz, saia um pouco na parte externa, nem que seja para tomar um café, varrer a calçada, tudo isso ajuda com que as pessoas ao redor percebam que o lugar está movimentado e é uma casa mais segura.

Se por um acaso você precisar tirar férias, peça para algum vizinho ou parente ir ao local alguns dias na semana, acender as luzes, abrir as janelas e conferir se tudo está no lugar certo.

É um grande erro deixar uma casa totalmente sozinha, isso faz com que os criminosos percebam e usem essa fragilidade ao seu próprio benefício.

Uma boa ideia para aumentar a segurança é usar um sistema de automação residencial, dessa forma você consegue controlar toda a sua casa, acendendo luzes e ligando aparelhos de um único lugar.

Contrate apenas profissionais confiáveis

Para a sua segurança, é fundamental que você saiba quais são as pessoas que estão entrando em sua casa, afinal muitos criminosos usam artimanhas e golpes para conseguir ter acesso às residências.

Esses golpistas podem se passar por funcionários de empresas ou profissionais para fazer com que você os receba em casa, por isso é muito importante que você esteja atento para todos os serviços que forem contratados.

Sendo assim, se aparecer uma pessoa para realizar um serviço que você não solicitou, entre em contato com os números oficiais da empresa e certifique que aquele é realmente um funcionário credencial, informando os dados do profissional.

Além disso, se você precisa contratar algum serviço para realizar alguma reforma, pintura, instalação elétrica, enfim, busque boas referências e peça indicações para familiares e amigos, assim você terá certeza que aquele profissional é de confiança.

Cuidado ao sair de carro

Quando você estiver entrando ou saindo da sua garagem, observe se o portão foi fechado corretamente, pois muitos invasores se aproveitam para entrar de forma sorrateira em qualquer descuido.

Ao retornar para a sua casa, observe ao seu redor e veja se não tem nenhum movimento estranho, se ver algo, não entre ou saia de casa, tente pedir ajuda ou esperar que tudo esteja tranquilo para seguir sua rotina.

Sempre que for sair ou entrar em casa, mantenha os vidros fechados e as portas do carro trancadas, acione o portão eletrônico a uma distância que permita sua fuga em caso de qualquer abordagem.

É fundamental que você nunca pare em frente ao portão enquanto ele estiver abrindo, sempre observe pessoas ou veículos suspeitos que possam estar próximos à sua casa, pois como diria aquele ditado, “o seguro morreu de velho”.

A precaução é fundamental para evitar a ação desses criminosos, e deixar sua casa mais segura é um fator primordial para vários aspectos da vida. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezesseis =