Serviços Imobiliários

Equipamentos e Tecnologias para Construção Civil

A evolução dos mercados de produção trouxe consigo inúmeras tecnologias para construção que facilitam e transformam o dia a dia desse setor.

No decorrer dos anos, diversas descobertas revolucionaram a forma como a sociedade enxergava muitos de seus processos. Na antiguidade, com uma das primeiras grandes descobertas, o fogo deu novo sentido à produção de alimento e à sobrevivência do homem.

Em tempos mais recentes, a invenção das máquinas a vapor para fabricação e transporte, durante a primeira Revolução Industrial, no século 18, também modificou e evoluiu as principais formas de produzir no mundo.

Chegando então a atualidade, tem-se o crescimento das tecnologias digitais, que caracterizam a Terceira Revolução Industrial. Dentro desta atual revolução tem-se as mudanças mais significativas em todos os mercados.

Na era da digital, produtos comuns ganham incremento das tecnologias mais diversas, como o desenvolvimento de um cofre digital, por exemplo, mostrando que tudo pode ser transformado.

Com essa evolução o mercado da construção civil foi altamente beneficiado, pois tem conseguido implementar novos equipamentos e tecnologias que trazem para o seu dia a dia uma maior produtividade, visando o lucro.

A tecnologia dentro do mercado da construção civil consegue alcançar diversos níveis, indo desde os equipamentos primários, até chegar à melhoria de processos, criando máquinas mais efetivas, como a bomba lança para concreto, por exemplo.

Diante de um campo tão aberto para novas possibilidades, conheça o que é a tecnologia e inovação na construção civil e quais são os principais exemplos existentes.

O que é tecnologia de construção?

Todo o conjunto de práticas, ações e estudos que envolvam a melhoria do setor da construção civil pode ser considerado como tecnologia da construção.

Este setor está diretamente ligado a engenharia e arquitetura, que possuem características claras de desenvolvimento e aperfeiçoamento constantes.

Todos os estudos voltados para a melhoria do setor devem ser levados em consideração, desde a mudança de estruturas pré-montadas, que causam muitos ruídos para a estaca strauss, até a substituição do bloco comum por um sustentável.

Além de produzir novos conceitos para a produção, as tecnologias podem estar presentes na melhoria de ferramentas já existentes, melhorando sua performance e desempenho, executando as mesmas funções.

Portanto, o objetivo da tecnologia da construção não é encerrar o ciclo de evolução que houve anteriormente, mas sim melhorar as práticas existentes e, se houver a oportunidade, implementar novas, montando assim sua importância no mercado.

Benefícios da tecnologia no mercado

Estas substituições inovadoras que se apresentam nos mercados de todos os segmentos podem sempre apresentar vantagens que modificam as relações com os produtos, como o surgimento do alvejante sem cloro, por exemplo, que possibilita a preservação do tecido.

As melhorias obtidas também se estendem para o mercado da construção civil, trazendo melhores resultados em todos os momentos da obra, como:

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Poder competitivo;
  • Multidisciplinaridade;
  • Inovação.

Quando as novas tecnologias são aplicadas, o dia a dia dos trabalhadores e de toda a equipe responsável passa a ser mais dinâmico, dando então agilidade a tudo o que é feito. Esse é inclusive o motivo do surgimento de cada vez mais novas tecnologias e melhorias.

Ao identificar uma necessidade de evolução dentro do mercado, com algum gargalo de tempo ou produtividade, os estudiosos começam o desenvolvimento de outras novas tecnologias, buscando sempre o máximo de eficiência nos processos.

Se uma empresa de terraplanagem, por exemplo, implementa novas máquinas com poder de automação e maior tecnologia, ela consegue se destacar no mercado e alcançar um maior poder competitivo, e o mesmo ocorre com todas as outras atividades deste mercado.

Com estas aplicações de novas máquinas e ferramentas de trabalho, é necessária uma diversificação dos times envolvidos nos projetos, deixando-os cada vez mais próximos, proporcionando então uma multidisciplinaridade altamente benéfica.

Diante de todos os benefícios apresentados pela aderência às novas tecnologias, fica claro o quanto a inovação estará presente no dia a dia de cada projeto, com todas as diversas técnicas possíveis.

Inovações aplicáveis

Com o tamanho da evolução da aplicabilidade das tecnologias, pode-se ver atualmente melhorias em materiais, formas de planejamento e armazenamento, assim como melhorias para os próprios profissionais envolvidos.

Muitos conceitos já consolidados podem ser aplicados dentro da construção civil, como a sustentabilidade, por exemplo. Nesses casos elas são implantadas de forma a modificar a produção de diversos processos já existentes.

Conheça algumas das principais tecnologias que vêm inovando o mercado da construção civil nos últimos anos.

Digital twins

Quando um painel de led outdoor é implementado, por exemplo, é necessária a atuação de profissionais de áreas diversas, desde eletricistas, designers e até pessoas responsáveis pelo marketing, e é preciso que todos conheçam o motivo desta instalação.

Dentro da construção civil esse cenário se repete. Em um canteiro de obras, principalmente em projetos de médio a grande porte, conta com inúmeros profissionais envolvidos, desde o projeto até a execução.

Por esse motivo é necessário encontrar soluções para que estes times tão diversos estejam cada vez mais próximos.

Uma das soluções disponíveis atualmente é o uso do Digital Twins, ou, em tradução livre, os gêmeos digitais. Essa é uma tecnologia criada dentro do modelo BIM, sigla para Building Information Modeling.

Essa tecnologia consiste em um software onde é possível espelhar um projeto criado com todos os detalhes existentes nele. Dessa forma, todos os profissionais envolvidos neste projeto terão acesso em tempo real às possíveis modificações feitas.

Até projetos menos complexos, como instalações de uma porta de enrolar, podem ser espelhadas dentro do Digital Twins, planejando até mesmo as melhores posições para ela e também os materiais usados para a fixação.

Dentro deste espaço, todas as previsões poderão ser feitas, unindo com a presença e acesso de todos os times, agregando às construções agilidade, produtividade e principalmente inovação.

Materiais sustentáveis

A sustentabilidade é uma pauta presente dentro do mercado da construção civil, por esse motivo surgem diversas opções que podem agregar à chamada produção verde dentro desses processos.

Uma dessas opções é o bioconcreto, um material que além de reduzir as emissões de gases nocivos, também se torna uma opção viável economicamente de curto a longo prazo.

Essa tecnologia consiste em um tipo de concreto que trabalha para evitar rachaduras nas estruturas, apresentando um sistema de autorreparo, onde o próprio concreto fará os reparos nessas rachaduras.

Os desenvolvedores do bioconcreto incluíram em sua formulação bactérias que serão os sistemas de cura, que ao serem atingidas por água vindas das rachaduras, essas bactérias serão ativadas e irão liberar calcário, preenchendo então as rachaduras de dentro para fora.

Materiais pré-fabricados

Outra forte tendência dentro deste mercado é a utilização de materiais que são fabricados fora do canteiro e trazidos no momento da utilização através do aluguel de caminhão ou de serviços especializados em transporte.

Esses materiais pré-moldados são usados nas estruturas ou até nas edificações, como paredes drywall.

No geral, todas as inovações referentes a esses materiais trazem para o canteiro uma produtividade muito maior, afinal os profissionais atuais não precisarão produzir alguns materiais, como estruturas metálicas, garantindo também agilidade aos processos.

Muitas estruturas em concreto também podem ser consideradas como produtos pré-fabricados, podendo ser aplicados desde a sustentação, como colunas, até o acabamento, como decorações.

A aplicação destas estruturas geralmente são facilitadas, não tendo a necessidade da contratação de outros profissionais além dos atuais para realizar estas instalações.

Armazenamento online

Tradicionalmente os projetos de arquitetura passam uma imagem de desenhos em papéis, com traços finos e sempre precisos, mas a chegada das tecnologias de nuvem tem transformado esse cenário, aplicando cada vez mais inovação no dia a dia.

Atualmente esses projetos são armazenados online, usufruindo de toda a segurança dos softwares de proteção, além disso o acesso às informações por todos os envolvidos se torna mais simples, podendo ser de qualquer lugar e qualquer dispositivo.

Automação

A automação consiste no processo em que as máquinas utilizadas em determinados processos têm sua operação sem a intervenção direta de seres humanos, agindo através de programação e softwares.

Dentro da construção civil, esses processos são altamente úteis, desde o maquinário mais sensível, responsável por acabamentos finos, até as grandes máquinas de transporte e fabricação de materiais.

Sempre com o surgimento de tecnologias como essas pode surgir também a insegurança com relação a extinção de postos de trabalho nesse setor, contudo é preciso entender que essas inovações trazem novas possibilidades de emprego para a área.

Será preciso uma reciclagem de conhecimento dos funcionários, aumentando o nível técnico de toda uma equipe, proporcionando também melhores salários, pois as atividades desenvolvidas também evoluíram.

Incorporar novas tecnologias dentro de processos da construção não é um trabalho que exige toda uma repaginação de uma empresa, ela pode estar presente nas mais simples ações, e ainda assim possuir um gigantesco impacto. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =